Escola I Karate Areikan Araraquara
Escola I Karate Areikan Araraquara

Karate

O Karate

O karate é uma arte marcial que se caracteriza principalmente pelos golpes contundentes (atemi waza), que são os golpes diretos como socos e chutes executados com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios (nage waza, katame waza, uke waza) também são ensinados, com maior ou menor ênfase, dependendo do estilo ou escola.

Desenvolvido a partir da arte marcial de Okinawa, uma província ao sul do Japão, que surgiu sob influência do chuan fa chinês e dos koryu japoneses (modalidades tradicionais de luta), que posteriormente incorporou aspectos das disciplinas guerreiras conhecidas como budō, o caminho do guerreiro, ou caminho da arte marcial.

A influência chinesa foi maior num primeiro estágio de desenvolvimento, variando em um paradigma primitivo de simples luta com agarrões e projeções para um modelo com mais ênfase em golpes traumáticos, e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da China meridional. Depois,devido a alterações geopolíticas, sobreveio a predominância das disciplinas de combate do Japão, período no qual o estilo de luta foi sendo filtrado, focando nos movimentos mais eficientes e eliminando o resto, considerado mais estético.

Apesar da grande variedade estilos, o karate,  além de aprender movimentos e adquirir condicionamento físico, ainda busca pregar um modelo pedagógico mais ou menos comum, o qual busca desenvolver uma disciplina rigorosa, filosofia e ética a ser seguido dentro e fora do dojo (lugar onde se pratica a arte marcial), que pode ser simplificado em três pilares:

  • Ijo' (径), que pode ser expresso em atitudes pró-ativas em favor de terceiros. Também se diz que a forma ijo respousa na compaixão, humildade e no recato.
  • Fo (则, princípio) é o compromisso, isto é, a dedicação que alguém tem para com algo; no caso, o afinco com que um karateca treina os conhecimentos ensinados, a seriedade e devoção que nutre, além, para com seu mestre e colegas.
  • Katsu' (奉, observância) reflete-se no conhecimento, na compreensão que a arte marcial possui, mas compreendida nos mínimos detalhes e em que momentos, da vida ou de um enfrentamento real, farão sentido

A técnica desenvolvida no karate moderno se baseia em um tripé, o kihon (técnicas básicas), kata (sequência de técnicas, simulando luta com várias aplicações práticas) e kumite (a luta, que pode ser mero simulação, competitiva esportiva ou próxima da realidade), dando ênfase à evolução do condicionamento físico, desenvolvendo velocidade, flexibilidade e capacidade aeróbica, e as mais  tradicionais também focam na prática de exercícios mais rigorosos, que visam o desenvolvimento da resistência dos membros, e de provas de quebramento de tábuas de madeira, tijolo ou gelo.